Viverdoverde Artes

Viverdoverde Artes
sabonetes artesanais

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A camomila


A camomila é outro remédio caseiro que é particularmente eficaz no tratamento de problemas digestivos - bem como no outras condições médicas.
O segredo medicinal da camomila está no óleo volátil derivado de flores parecidas com margaridas. Um extrato produzido da erva pode reduzir espasmos musculares e inflamações na membrana mucosa, tornando-a um útil tratamento para indigestão e cólicas menstruais. A camomila também contém substâncias que combate infecções que causam doenças menores.
Vários estudos indicam que a camomila é um bom digestivo. A erva contém uma grande variedade de elementos ativos. O a-bisabolol, um dos principais constituintes do óleo essencial de camomila, tem propriedades antiinflamatórias e relaxa o suave revestimento do músculo do trato digestivo. Em gastrite experimental induzida e outras inflamações das membranas mucosas, a camomila demonstrou efeitos antiinflamatórios rápidos e prolongados regulares.
Já em 1914, pesquisadores estavam publicando estudos anunciando a habilidade da erva de bloquear ações de convulsivos e outras substâncias que causam espasmos. As propriedades sedativas da camomila foram documentadas em 1950. Mas nós ainda estamos aprendendo como a erva funciona.
Se você planeja tentar a camomila para fins medicinais, considere o conselho do finado farmacognicista (especialista em farmacognosia, estudioso das características e utilizações das drogas) Varro Tyler, que era professor emérito da escola de farmácia da Universidade Purdue, em Indiana, e obtenha o máximo possível do óleo volátil.
Muitas das substâncias contidas no óleo são perdidas no vapor quando o chá é fervido. Mesmo um chá muito forte pode conter apenas uma pequena porcentagem dos óleos voláteis da camomila. Por isso, prepare seu chá em um recipiente tampado. Você também pode tentar comer as flores de camomila depois de tê-las fervido no chá, em vez de simplesmente jogá-las fora.
Na próxima página, veja outras maneiras de a camomila beneficiar o sistema digestivo.
Publications Ltd..  "HowStuffWorks - Como tratar problemas digestivos com camomila".  Publicado em 05 de novembro de 2009  (atualizado em 31 de dezembro de 1970) http://saude.hsw.uol.com.br/tratar-problemas-digestivos-com-camomila.htm  (30 de outubro de 2010)

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Para conhecer um pouco sobre Óleos essenciais: