Como fazer receitas cosméticas de aromaterapia

Separe um tempo para você e experimente a maravilhosa sensação que os produtos aromaterapêuticos proporcionam para a pele. Depois de descobrir como eles farão você se sentir linda, você não vai querer outra vida. E você pode até convidar suas amigas para uma tarde de preparação e aplicação de diferentes produtos para a pele.
Sua tarde pode começar com uma máscara de argila cosmética. Enquanto esperam a argila secar, vocês podem massagear os pés umas das outras usando um óleo de massagem aromatizado. Quando a argila estiver seca, enxágüe o rosto com água morna e faça uma esfoliação com aveia. Depois, curta uma vaporização facial relaxante. Umedeça seu rosto com água aromatizada e, enquanto sua pele ainda estiver úmida, aplique um creme ou uma loção calmante. Finalize com uma gota de perfume de óleo essencial. Encontre abaixo algumas receitas de fórmulas para esses cuidados com a pele e muitos outros.

Águas aromatizadas
Águas aromatizadas tratam muitos problemas de pele, como acne e queimaduras. Os óleos essenciais contidos nessas águas são tão diluídos que elas podem ser aplicadas diretamente em áreas sensíveis do rosto. São perfeitas para fazer compressas de ervas em peles machucadas ou sensíveis. Embora diferentes dos hidrossóis, produtos mais caros derivados de óleos essenciais destilados, essas águas aromatizadas funcionam perfeitamente bem. Adicione de 5 a 10 gotas de óleos essenciais perfumados a 124 g de água ou suco de babosa.

Banhos aromatizados
O stress deixa você mais propenso a doenças e, por isso, um banho de ervas pode ser o tratamento mais eficaz que existe. Ele é relaxante e permite que os óleos essenciais medicinais sejam absorvidos delicadamente por uma grande parte do corpo. Os banhos são muito úteis para tratar determinados problemas de pele e dores musculares. O vapor de óleos essenciais que emana do banho aromaterapêutico também pode servir como inalação em caso de congestão nasal ou sinusite.
A maneira mais fácil de preparar um banho aromaterapêutico é colocar de 3 a 5 gotas de óleos essenciais diretamente em seu banho. Coloque-os depois de deixar correr a água para que não evaporem muito rápido e misture bem os óleos antes de entrar no banho. Evite usar mais de uma gota de óleos quentes como menta ou óleos cítricos, especialmente a laranja. Quer tornar seu banho ainda mais prazeroso? Acrescente 1/2 colher (de chá) de um óleo essencial de sua preferência a 31 g de óleo vegetal.
Misture os ingredientes. Use uma colher de chá por banho. Para bebês, use somente 1 gota em uma bacia. Isso é muito bom para pele seca. Quando você emerge, seu corpo está coberto por uma fina camada de óleo perfumado que permanece por horas, além de prevenir ressecamento da pele ou coceira depois do banho.
Argila cosmética
A bentonita ou argila cosmética, que são vendidas em lojas de produtos naturais em caixas fechadas ou a granel, podem ser usadas como máscaras faciais. Para preparar, adicione de 1 a 2 colheres (de chá) de água destilada a 1 colher grande de argila e faça uma pasta (geralmente uma porção de água para duas de argila é suficiente). Adicione 3 gotas de óleo essencial e misture bem. Passe no rosto, deixe secar e depois lave com água morna. Uma pequena quantidade de óleo essencial deve ser distribuído uniformemente sobre uma grande área do corpo.

Cremes aromaterapêuticos
Você pode transformar qualquer creme ou loção básica em um produto aromaterapêutico. Comece com um creme sem cheiro e adicione de 3 a 6 gotas de óleo essencial para cada 31 g de creme ou de loção - ou faça seu próprio creme.
  • 1 xícara de óleo
  • 22 gramas de cera de abelhas
  • 1 xícara de água destilada morna
  • 30 a 50 gotas de óleo essencial
As proporções devem ser exatas para que o creme fique bom. No forno, derreta com cuidado a cera de abelha junto com o óleo. Deixe-o esfriar até que você consiga pôr seu dedo no óleo. Jogue a água morna em um liquidificador com a ajuda de um funil (use um funil de boca larga para não derramar). Ligue o liquidificador em velocidade alta e adicione lenta e uniformemente a mistura óleo/cera de abelha. Ela deve começar a engrossar depois que ¾ do óleo tiverem sido adicionados. Esse é um bom momento para colocar os óleos essenciais. Depois de adicionar todo o óleo, você terá um creme bem grosso. Coloque o creme em recipientes de bocas largas. O creme durará ao menos um mês se for mantido em lugar fresco. Se quiser prolongar sua validade, guarde-o na geladeira.

Loções aromaterapêuticas
Preparar uma loção é um pouco mais complicado do que preparar o creme, mas também pode ser feita em casa. Use os ingredientes abaixo e siga as mesmas instruções do creme.
  • 3/4 de xícara de óleo
  • 15 g de cera de abelhas (aproximadamente 2 colheres de chá),
  • 1 xícara de água destilada morna
  • 30 gotas de óleo essencial
Não reduza as receitas ou você não terá líquido suficiente para cobrir as lâminas do liquidificador. Para variar a receita, a água usada no creme pode ser composta de qualquer ingrediente solúvel em água, ou de uma combinação deles, como suco de babosa, água de rosas ou chá.

Desodorantes aromaterapêuticos
A função primordial de todo desodorante é matar bactérias, o que os óleos essenciais fazem muito bem. Ao preparar seu próprio desodorante, você pode tratar uma erupção ou irritação (tente usar camomila) e evitar o uso de ingredientes fortes encontrados em produtos prontos, que obstruem os poros.
  • 15 gotas de lavanda
  • 5 gotas de óleo de sálvia
  • 5 gotas de coentro
  • 60 g de suco de babosa ou hamamélis
Junte todos os ingredientes em um frasco de spray. Misture bem antes de cada uso. Isso durará cerca de um ano.

Perfumes aromaterapêuticos
Aplique uma gota concentrada de um óleo essencial suave, que não irrita a pele, nos lugares onde você consegue sentir seus batimentos cardíacos, como na parte interna do punho ou atrás da orelha, e o calor gerado ajudará a espalhar o cheiro. Você pode começar com óleos florais, como lavanda ou gerânio, ou amadeirados, como o sândalo. Algumas pessoas preferem o cheiro selvagem do patchuli. Outros gostam mais de rosas, jasmim, ou flor de laranjeira, encontradas em perfumes caros.

Protetores labiais
Proteja seus lábios do vento e do frio usando um protetor labial. Cure lábios rachados e mantenha-os hidratados, apreciando os sabores naturais da tangerina, do limão, da menta, de rosas, ou até mesmo do anis, usando a seguinte receita:
  • 1/4 de xícara de seu óleo favorito
  • 1/4 g de cera de abelha
  • 10 gotas de óleo essencial
Aqueça o óleo essencial em uma panela e adicione a cera. Misture até que a cera derreta. Espere esfriar um pouco e pingue os óleos essenciais. Guarde o protetor labial em um pequeno recipiente com tampa (vendido em drogarias e lojas especializadas em produtos para camping ou lojas de produtos naturais). O protetor durará cerca de um ano se você o guardar em um lugar fresco.

Vapor facial aromaterapêutico
Um vapor facial abrirá os poros de seu rosto, deixando sua pele macia e radiante. Ferva 1/4 de água em fogo baixo. Tire do fogo e adicione 15 gotas de óleos essenciais (por exemplo, 5 gotas de lavanda, alecrim e gerânio.) Mantenha sua cabeça a aproximadamente 30 cm da panela, coloque uma toalha sobre sua cabeça e prenda as extremidades na panela para reter o vapor. Feche os olhos para que eles não fiquem irritados. Fique assim por alguns minutos e, em seguida, levante a cabeça e respire profundamente. Cubra de novo a cabeça com a toalha e repita esse procedimento algumas vezes (mas não por mais de cinco ou dez minutos).

Esfoliações aromaterapêuticas
Moa 3 colheres grandes de aveia e 1 colher grande de farinha de milho em um moedor elétrico de café. Guarde o pó em um recipiente fechado. Para fazer a esfoliação, umedeça 1 colher (de chá) com água aromatizada, chá, ou hidrossol em quantidade suficiente para fazer uma pasta. Aplique sobre o rosto umedecido. Esfregue delicadamente e enxágüe com água morna.
Na próxima seção, veremos como usar a aromaterapia para a casa.